Pages

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Carnaval: festa tradicional do Brasil

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). Depois do desembarque da entrada em terras brasileiras, a festa, que viria a se tornar o Carnaval , desenvolveu-se de forma diferente nos diversos lugares em que floresceu: na Bahia, de forma ligada aos fortes ritmos africanos; no Rio de Janeiro, já desde muito cedo organizado em sociedades, o embrião das futuras Escolas de Samba; em São Paulo, objeto do verbete, sob forte influência das populações que migravam do campo para a cidade. Assim como em Florianópolis, Manaus, Vitória, Porto Alegre, entre outros.
Diz-se muito no Brasil que o ano oficialmente só começa após o Carnaval. Durante a maior parte da década de noventa, o Carnaval ficou reduzido aos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial e de acesso A no Sambódromo e aos grandes bailes em clubes fechados e alguns blocos de Rua. Nos últimos anos, entretanto, essa forma de festejar está sendo recuperada.
Em 2010 Carnaval cairá dia 16 de fevereiro (terça-feira), e terá um novo módulo de jurados entre os setores 5 e 7, sendo 8 a menor nota admitida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário